Carregando...

Notícias

Notícia

Confira cinco dicas para organizar uma planilha de despesas

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2022 cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas.

Manter a vida financeira em dia é um dos maiores desafios do brasileiro. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2022 cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas.

“O controle financeiro é essencial para ter uma vida equilibrada, com margem para possíveis aplicações e investimentos. Com o auxílio do Excel, nós conseguimos olhar para o passado, fazer um balanço do presente e projetar o futuro, de forma simples e prática”, comenta João Martins, CEO da Hashtag Treinamentos.

  • Tenha um olhar macro e micro:

Utilize uma planilha que tenha uma visão anual e mensal de suas finanças para poder acompanhar suas despesas fixas e eventuais, além dos recebimentos também. Com esse olhar, você consegue analisar o passado, controlar o cenário atual e projetar o futuro.

  • Utilize uma planilha bem dividida

Uma planilha bem estruturada possui divisões que favorecem o acompanhamento das finanças. Procure separar sua planilha entre receitas, despesas fixas, despesas variáveis, economias, fluxo de caixa e fluxo de caixa acumulado, e dentro de cada divisão, coloque o que é essa receita ou gasto (salário, aluguel, gasolina, etc.), dessa forma, você preenche o que entra e sai de sua conta e mantém o controle de tudo, sabendo para onde foi cada quantia.

  • Separe por cores

Coloque uma cor diferente para cada divisão, por exemplo: receitas (verde), despesas fixas (vermelho). Assim, você consegue visualizar melhor cada vertente. Também utilize um tom mais forte para as linhas que possuem valores somados, seja de saída ou entrada.

  • Preencha regularmente

Procure manter seu controle atualizado de pouco em pouco tempo, com isso, você mantém sua atenção voltada para o cenário atual de suas finanças e não se perde. Se deixar para depois, pode virar uma “bola de neve”.

  • Mantenha o histórico

O histórico financeiro é muito importante para que você possa analisar se está conseguindo atingir seus objetivos ou não. Mantenha sempre os dados para que a análise seja mais completa e você consiga planejar os próximos passos.

“Com essa planilha, além de monitorar os números, você constrói gráficos que te ajudam a entender o seu panorama financeiro, tudo automatizado a partir dos dados que você mesmo(a) preencheu”, finaliza Martins.