Carregando...

Notícias

Notícia

Senado vai promover sessão especial para homenagear o Dia do Contabilista

O Senado vai promover sessões especiais para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente (RQS 343/2023), para comemorar o Dia do Contabilista (RQS 825/2022)

O Senado vai promover sessões especiais para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente (RQS 343/2023), para comemorar o Dia do Contabilista (RQS 825/2022) e para lembrar a Nakba, conhecida como catástrofe palestina (RQS 363/2022). Os requerimentos para as homenagens foram aprovados na sessão deliberativa desta quarta-feira (3). As datas das sessões especiais ainda serão agendas pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

A sugestão para a homenagem ao Dia do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho, é de autoria do senador Beto Faro (PT-PA). Em seu requerimento, Beto Faro destaca que o fato de o governo ter voltado “a atuar intensamente nos esforços globais pelo enfrentamento das mudanças climáticas que ameaçam o planeta”.

Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), autor do requerimento para a sessão do Dia do Contabilista, é “importante prestar uma justa homenagem” à categoria. Ele registra que o Brasil comemora, desde 1926, no dia 25 de abril, o Dia do Contabilista, categoria profissional que engloba contadores (bacharéis em ciências contábeis) e técnicos em contabilidade (ensino médio).

Nakba

A sessão especial em memória da Nakba foi uma sugestão do senador Omar Aziz (PSD-AM). Em seu requerimento, ele explica que em 2023 se completam 75 anos da Nakba palestina, que significa catástrofe em árabe.

O senador lembra que foi no dia 15 de maio de 1948 “que entre 725 mil e 800 mil palestinos foram expulsos — e em parte mortos — de suas terras, casas, negócios, de sua pátria”. Desde então, os palestinos vêm lutando pelo reconhecimento de sua terra, diz. Aziz lembra que a ONU e o Brasil estão entre aqueles que já fizeram esse reconhecimento.

Com informações da Agência Senado