Carregando...

Notícias

Notícia

A profissão contador

Não é novidade no mercado nacional e internacional a profissão de contador é uma das mais importantes.

Não é novidade no mercado nacional e internacional a profissão de contador é uma das mais importantes.

Atualmente, é a sexta profissão mais demandada globalmente e, no Brasil, é a profissão mais procurada, de acordo com a empresa de recrutamento Robert Half.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirma que a Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade, com 93,8%. Isso demonstra a relevância do profissional contábil para o desenvolvimento das organizações, especialmente do país.

As atribuições do contador são definidas pelo Decreto nº 9.295/46, que cria o Conselho Federal de Contabilidade e define as funções do Contador e do Guarda-livros. A Resolução nº 560/83 do CFC acompanha o decreto e dispõe sobre as prerrogativas profissionais.

Para atuar como contador, é necessário concluir o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, passar no Exame de Suficiência, que avalia o conhecimento teórico e prático do profissional contábil, conforme determina o Art. 76 da Lei nº 12.249/2010 e registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Estado. Além disso, é preciso.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o Brasil possui 525.834 profissionais da Contabilidade com registro ativo até 31 de março de 2023. Esses profissionais atuam em diversas áreas, como auditorias contábeis, perícias, análise financeira, controladoria, planejamento tributário, custos, contabilidade gerencial, ambiental, pública, internacional, comercial, meio acadêmico e pesquisa, entre outras.

O contador é um profissional valorizado e essencial para as organizações. Ele não é mais visto apenas como um executor de tarefas técnicas, mas como alguém que trabalha diretamente com os gestores, principalmente na tomada de decisões.

É importante que o profissional esteja sempre atualizado e acompanhe as mudanças no cenário contábil e influências no exercício da profissão.

A atuação constante é um ponto crucial para a sobrevivência do profissional contábil, além da ética profissional.

É fundamental que o contador esteja sempre atualizado com as mudanças no cenário contábil e as que influenciam no exercício da profissão.