Carregando...

Notícias

Notícia

A contabilidade e o tempo

Neste artigo, abordarei a importância do tempo na prestação adequada de serviços contábeis.

A contabilidade é uma ciência social que evoluiu e continua a evoluir à medida que a sociedade progride. Ao longo dos anos, essa ciência, que nasceu de forma primitiva e rudimentar, vem se moldando às exigências de cada época, exigindo dos seus profissionais uma constante atualização não somente da literatura contábil e da legislação em vigor, mas também das técnicas utilizadas para o desempenho de suas atividades.

Mas, neste artigo, não abordarei a história da contabilidade ao longo do tempo, nem a necessidade de atualização dos contadores, embora isso seja um fator importante. Em vez disso, discutirei a importância do tempo na prestação adequada de serviços contábeis.

O tempo, fundamental na vida de todos os seres vivos, pode ser um grande aliado para aqueles que sabem usá-lo ou um grande vilão por conta de seu mau uso. É certo que há tempo para tudo nesta vida: nascer, crescer, estudar, amar, trabalhar, envelhecer e até mesmo para amenizar a dor da perda de um ente querido. Ele, o tempo, é capaz de mil maravilhas ou não!

Como contadores, trabalhamos com prazos, ou seja, com o tempo. Em nosso vocabulário, nos deparamos diariamente com a palavra tempestividade, que, segundo o Dicionário Aurélio, significa "oportunidade; qualidade do que acontece no momento exato; característica do que é tempestivo ou oportuno". A tempestividade é de suma importância na relação entre o contador e o empresário, pois garante a prestação dos serviços contábeis de forma eficiente e oportuna.

Ser tempestivo em nossa profissão é essencial, pois temos prazos a cumprir e, diante deles, somos levados a agir o mais rápido possível. A falta de tempestividade na elaboração das informações contábeis pode gerar prejuízos econômicos, financeiros e decisórios para as empresas, o que reforça a importância da entrega dos serviços dentro do prazo estabelecido.

A tempestividade deve ocorrer em uma via de mão dupla, ou seja, não somente por parte do contador, mas também pelo empresário. Isso porque, sem as informações repassadas pelo gestor em tempo hábil, o profissional contábil não consegue desempenhar seu trabalho de maneira precisa para gerar informações úteis para a tomada de decisão. A colaboração mútua entre ambas as partes é essencial para que a contabilidade cumpra seu papel de forma eficiente e eficaz.

Às vezes, somos chamados de chatos por conta de nossa insistência quanto ao envio da documentação para a contabilidade o mais rápido possível. Contudo, entendam que essa persistência é em prol de um bem maior, a vida do seu negócio.

Diante disso, na relação entre contador e empresário, é importante ter uma consciência mútua de que o tempo deve estar a favor de ambos. Por isso, ações conjuntas são necessárias para garantir a correta prestação de serviços contábeis e o bom andamento das atividades empresariais.