Carregando...

Notícias

Notícia

ChatGPT: vale investir mesmo se minha empresa não for grande?

Várias tarefas atribuídas à mão de obra humana podem ser otimizadas utilizando tecnologias como o ChatGPT

A Inteligência Artificial (IA), que por muitos anos esteve restrita apenas ao imaginário de escritores e produtores cinematográficos, ganhou forma e, hoje, é uma realidade. Para você, pequeno empresário, que ainda titubeia ao pensar em recursos tecnológicos como o ChatGPT, o algoritmo baseado em IA que viabiliza a produção de uma infinidade de respostas para o usuário, saiba que este pode ser o “algo a mais” para melhorar algumas atividades na sua empresa e, consequentemente, os seus ganhos e benefícios.


A interrogação que deve pairar na sua mente não é a do “porquê” investir atenção no ChatGPT e sim sobre COMO realizar este investimento de forma a garantir o bom funcionamento e lucro dentro do seu negócio. Muitas vezes, basta ser o primeiro (ou um dos) e isto lhe dá alguma vantagem de mercado. Com a disputa acirrada entre nichos, ser eficiente e assertivo mantendo a qualidade do atendimento é estar passos – se não milhas - à frente.

Não é só papo para multinacionais ou grandes franquias. A pequena empresa também precisa garantir o seu diferencial. E, acredite, esse é um recurso que impacta positivamente o ambiente organizacional e os seus resultados financeiros.

OK, mas como um ChatGPT pode me ajudar?

Várias tarefas atribuídas à mão de obra humana podem ser otimizadas utilizando tecnologias como o ChatGPT. Aqui, no entanto, não falamos sobre a substituição de pessoas por máquinas, mas da melhor gestão das atividades de cada um e a divisão de tarefas que, além de não sobrecarregar o colaborador e automaticamente valorizar a sua atuação, agiliza processos e traz a atuação de pessoal para locais em que há a real necessidade de estarem.

Na prática, já há quem esteja fazendo uso desta e de outras tecnologias similares para garantir a lucratividade e liberdade do negócio pelo Brasil. Quer saber como?

Vejamos. Vendas são, em grande parte, pautadas pelo relacionamento que as empresas desenvolvem com seus clientes, estejam eles já fidelizados ou ainda em fase de prospecção, correto? Por isso, é primordial fornecer suporte eficaz para a interlocução com o seu público. Eis que é ativada então a função de envios de conteúdos personalizados para cada cliente com a garantia de interatividade com os retornos deles, tanto por e-mail quanto por aplicativos de mensagem.

Não podemos esquecer a rotina interna. Produção de extensos documentos, redação das atas de reunião, desenvolvimento de propostas comerciais que estejam em conformidade com os objetivos da empresa. E tudo isso dentro dos deadlines corretos para não perder o timing de cada etapa a ser executada. E se a tecnologia do ChatGPT nos apoiasse também nesse quesito? Sim, é possível.


Acrescente aí, ainda, a criação de conteúdo, seja técnico ou de marketing, e execução de processos importantes como pagamentos, conferência de números e apuração de resultados financeiros em tempo real.

Em pesquisa realizada com mais de mil empresas americanas pela Resume Builder, é possível observar que o empreendedorismo brasileiro tem adotado estratégias semelhantes às do mercado internacional para se desenvolver. No topo do ranking das principais formas de uso do ChatGPT nas empresas, estão a escrita de códigos (66%), criação de conteúdo (58%) e suporte ao consumidor (57%), bem próximo das aplicações citadas anteriormente.

Em um mundo no qual o consumidor está em busca de respostas rápidas e satisfatórias acopladas à qualidade do que está sendo ofertado, vale sim, abandonar os velhos hábitos e apostar em tecnologias facilitadoras. Mesmo pequenos, sempre nos tornamos maiores se abraçarmos novas possibilidades. Bora CRESCER!