Carregando...

Notícias

Notícia

Extrato do INSS para declarar IR 2023 já está disponível. Veja como consultar

Documento está disponível no site ou app Meu INSS e pode ser acessado pelo celular

Aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem emitir o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023 (ano-base 2022). O extrato informa o que foi pago ao beneficiário no último ano, incluindo pagamentos temporários (como auxílio-doença).

O documento pode ser acessado pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS (disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android). Não é necessário procurar uma agência da Previdência Social.

Vale lembrar que a Receita Federal vai abrir o prazo de entrega das declarações de 2023 no dia 15 de março. Neste ano, os contribuintes terão até 31 de maio para prestar contas ao Leão.

As regras sobre quem deve declarar o IR neste ano serão divulgadas no dia 27 de fevereiro.

Como emitir o informe de rendimentos do INSS

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS e faça o login com os dados cadastrados na plataforma Gov.br (informe o CPF, vá em "Continuar", digite a senha cadastrada e clique em "Entrar")
  • Na barra "Do que você precisa?", que fica acima, digite "Extrato de Imposto de Renda"
  • O ano-calendário deve ser 2022. Clique sobre o número do benefício
  • É possível salvar o extrato baixando um PDF
  • Outra opção é solicitar o informe ao banco onde recebe seu benefício. Correntistas dos bancos públicos ainda podem fazê-lo pelo caixa eletrônico, pelas opções "Previdência Social", no Banco do Brasil, ou "Extrato Previdenciário", na Caixa
  • Para os clientes bancários é também possível obter o informe de rendimentos do INSS pelo internet banking
  • Anterior