Carregando...

Notícias

Notícia

PIX terá em breve mais segurança para os usuários

As medidas propostas no Fórum PIX estão sendo discutidas e aprimoradas internamente

Em nota, o Banco Central -BC informou que, diante do aumento de fraudes e golves envolvendo o PIX, providências para ampliar a segurança meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido a pessoas físicas e jurídicas, estão “sendo discutidas e aprimoradas internamente”. Contudo, ainda não há uma data específica para que essas medidas sejam efetivadas.

“As medidas propostas no Fórum PIX estão sendo discutidas e aprimoradas internamente. Seus contornos definitivos dependem ainda de apreciação das áreas técnicas do BC, além de avaliação pela Diretoria Colegiada e outras instâncias decisórias. Por isso, neste momento, não há um cronograma para a publicação e vigência de eventuais medidas”, disse o BC.

A ideia do Banco Central é endurecer as normas para controlar a utilização das chamadas “contas laranjas”, utilizadas pelos criminosos para pulverizar o dinheiro das vítimas. Segundo um documento divulgado na página do BC, uma das novidades que serão apresentadas em breve é a concretização de um sistema que notifica automaticamente a separação de valores, que ocorre quando o criminoso transfere imediatamente o valor desviado para várias outras contas, dificultando assim o rastreio.

A previsão é que o próximo fórum para discutir o tema ocorra em dezembro deste ano.

Da Redação do Portal Dedução