Carregando...

Notícias

Notícia

Cerca de 30% das empresas preveem prorrogação da EFD

Menos de 55% das empresas obrigadas a transmitir os dados até setembro já estão gerando o arquivo, informou a IOB Soluções

Fonte: FinancialWeb

Cerca de 30% das empresas obrigadas a emitir a Escrituração Fiscal Digital (EFD, ou Sped Fiscal) até o fim de setembro acreditam que a Receita Federal fará uma nova prorrogação na data-limite de entrega. A informação consta em pesquisa da IOB Soluções.

Conforme o levantamento, que ouviu 281 empresas de diversos ramos de atuação, 43,9% estão obrigadas a fazer o envio. Contudo, dentro desse universo, menos de 55% já estão gerando o arquivo.

“No começo do ano, em janeiro, a grande dificuldade era a questão do desenvolvimento de sistema. A partir do momento que foi prorrogado o prazo, os contribuintes direcionaram forças para o Sped Contábil, que era mais urgente”, afirmou o diretor de Soluções da companhia, José Adriano Pinto. Além disso, outra possibilidade para o atraso é o atendimento a intimações da Instrução Normativa 86 e da Manual Normativo de Arquivos Digitais (Manad).

De acordo com a IOB Soluções, antes o que comprova a tese é o fato de que com a passagem dos meses caiu a proporção de geração dos arquivos de forma oficial, em “ambiente produtivo”. Veja:

  • Fevereiro: 30%
  • Março: menos de 5%
  • Abril: por volta de 7%
  • Maio: pouco mais de 10%
  • Junho: pouco menos de 30%
  • Julho: pouco menos de 25%

Segundo a pesquisa, as companhias provavelmente ainda estão testando a veracidade e consistência das informações. Além disso, 72% ainda não transmitiram os arquivos em formato PDF.

Prorrogação

A transmissão dos dados foi prorrogada algumas vezes neste ano. Por meio do Ato COTEPE/ICMS nº 15/2009, a data-limite de entrega dos arquivos da EFD, referentes aos meses de janeiro a agosto de 2009, foi transferida para 30 de setembro próximo. O prazo de entrega já havia sido prorrogado anteriormente por outro ato, que determinava que informações de até abril deveriam ser encaminhadas até 31 de maio.

À época, o Fisco informou que não havia a intenção de conceder mais prazo.