Carregando...

Notícias

Notícia

Receita vai apertar controle de remessa ao exterior com declaração do IR

A Receita Federal vai aumentar o controle sobre os pagamentos e remessas de dinheiro para residentes no exterior.

Fonte: Folha Online

A Receita Federal vai aumentar o controle sobre os pagamentos e remessas de dinheiro para residentes no exterior. Pessoas físicas e jurídicas brasileiras terão de informar na declaração do Imposto de Renda quem recebeu o dinheiro e o país de origem.

A mudança vale a partir da declaração do IR pessoa física e jurídica de 2010, que tem como ano-base 2009. "Isso é um comunicado para as pessoas já irem guardando essas informações durante este ano", afirmou técnico da Receita Flávio Barbosa.

De acordo com a Receita, hoje as pessoas já informam na declaração o pagamento de IR sobre essas remessas, mas não há detalhes sobre o destinatário. Além de dificultar a fiscalização, isso prejudica a troca de informações com outros países por meio de acordos internacionais.

A mudança foi feita a pedido da área de fiscalização da Receita e motivada também por reclamações de outros países que mantém esse tipo de acordo com o Brasil.

Hoje, as remessas são controladas também por meio dos contratos de câmbio fechados nos bancos brasileiros, informação que fica registrada no Banco Central. Esse documento traz, no entanto, informações menos detalhadas sobre o beneficiário do dinheiro.