Carregando...

Notícias

Notícia

84,1% das empresas estão com dificuldades para contratar profissionais qualificados

Confira pesquisa do InfoJobs que revelou dificuldade na hora de contratar profissionais qualificados.

Uma nova pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos e vagas Infojobs revelou que 84,1% das empresas estão enfrentando maiores dificuldades na hora de recrutar profissionais do que em anos anteriores à pandemia.

Com o desemprego ainda com números altos no país, o índice parece contraditório, mas reflete a busca dos empregadores por profissionais mais qualificados.

Os dados obtidos com o levantamento confirmam esse cenário: 62,6% dos entrevistados contam que o maior desafio é encontrar profissionais qualificados para as vagas. Na sequência, 9,2% consideram um dos principais obstáculos a manutenção do engajamento dos entrevistados nas etapas do processo seletivo.

Concluir o processo dentro do prazo também é uma dor compartilhada por 7,6% dos participantes da pesquisa e a devolutiva do processo aos candidatos aparece como uma dificuldade para 7,3% dos empresários.

O estudo mostrou alguns impactos que permaneceram após a pandemia no processo de recrutamento e seleção. Entre os principais destacados pelos entrevistados estão o recebimento de currículos online, adequação à LGPD, realização de entrevistas por ligações à distância (vídeo chamadas) e a utilização de softwares para recrutar.

Segundo o InfoJobs, o departamento de RH está gastando mais tempo na triagem de currículos (34,6%), nas entrevistas (23,9%) e na atração de candidatos (21,1%), o que comprova a busca mais assertiva por profissionais qualificados para as posições.